Imaculada Conceição – História de Maria

Nossa Senhora da Conceição

8 de dezembro é comemorado pela Igreja Católica a celebração da Imaculada Conceição, que é uma qualidade da Virgem Maria. Ela é fruto da união de Santa Ana e São Joaquim, mas, mesmo que tenha nascido como todo ser humano, há tempos a Igreja acredita que Maria foi concebida sem o pecado original.

Imaculada Conceição
A história de Nossa Senhora da Conceição

A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça.
Todos humanos temos o que aflige a humanidade, Porém Imaculada Conceição é especial, porque ela estava cheia de graça divina. A Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Datas importantes

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477.

Atualmente, a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (8 de Dezembro) é festa de guarda em toda a Igreja Católica.

Festa de guarda significa que todos os fiéis católicos devem obrigatoriamente participar na missa, como se fosse um domingo.

A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de dezembro de 1854.

Imaculada Conceição
O poder de Nossa Senhora nos inspira

A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça”), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.

Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

O pecado original é uma teoria sobre a imperfeição humana, que pode influenciar de forma negativa as pessoas para realizarem mais pecados durante toda a vida. É por isso que o ser humano precisa constantemente recorrer a Deus, pois o pecado original habita o seu corpo desde o nascimento.

Oração Imaculada Conceição

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém!

Imaculada Conceição
Oração da Imaculada Conceição

Exaltação à Imaculada Conceição

Rainha do Céu e da Terra, pura na vossa Conceição, permaneceis sem mácula na vida e na morte; vossa pureza excede muito a dos Espíritos celestes! Quanto é admirável ver-vos, Virgem humilde, diante do Anjo Gabriel que vos anuncia a Encarnação do Verbo e vos saúda: ‘Cheia de graça’; vós que modesta, recolhida, silenciosa, brilhando de pureza como lírio entre os espinhos! Vossa Santidade encanta e cativa todos os corações, sois perfeitamente bela, maravilhosa, e em vós não há mancha. Amém.

Conheça também a história se São Jorge.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário